sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Gakkou Gurashi - Anime e Mangá

Olá Pessoas!

Sei que dei uma boa sumida daqui, mas andei tão ocupada esse mês com trabalho que quase não tive tempo de ler ou assistir nada diferente para falar por aqui, então lembrei deste mangá/anime, e acabei finalmente terminando de assistir a primeira temporada dele e li os últimos capítulos lançados, vamos falar sobre Gakkou Gurashi!


Gênero: Comédia, Horror, Psicológico, Slice of Life, Vida Escolar
Autor: Kaihou Norimitsu
Mangá em andamento
Anime: 1 Temporada com 12 episódios




Sinopse:

Yuki Takeya é uma menina alegre, cheia de energia e super ativa, ela está completamente plena e feliz em sua escola, sendo este seu último ano ela quer aproveitar ao máximo. Ela faz parte de um clube chamado "School Life Clube' ou Clube da Vida Escolar, no qual a presidente é uma menina muito madura, Yuri, e tem como outros membros as suas amigas Kurumi e Miki, e como professora orientadora a gentil Megumi Sakura. Todos os dias são de alegria e diversão. Este clube tem algumas regras, sendo a mais importante delas, não sair da escola!
Yuki vê todos e tudo à sua volta colorido e bonito, porém, nada é mais o que parece, nada é mais do modo que deveria ser, o mundo que Yuki conhecia acabou e tudo o que ela vê não passa de uma ilusão criada por ela mesma.
Fim da Sinopse!


Por que vale à pena ler este mangá ou ver o anime?
Porque o enredo dele é cativante, apesar de a história ser pesada e tensa o modo que ela nos é apresentada desde o comecinho é leve e alegre, ela não começa com a desgraça acontecendo, já passou e foi há muito tempo e temos a Yuki, que é nossa protagonista principal, que é um excelente contrapeso em relação às inseguranças e medos das outras personagens.
A história também envolve zumbis, o que pode ser um clichê nos dias de hoje com tantos seriados e filmes com este tipo de característica, mas não é, os zumbis não são o foco nesta história. A história gira na convivência das personagens, com elas vivendo nas ruínas da escola e também mantendo a ilusão de Yuki para que ela não enlouqueça completamente após o trauma de ver todos da escola sendo mortos e se tornando "um deles".
Em alguns momentos tanto no anime quanto no mangá você até se esquece que "opa! tem uma pancada de zumbis circulando nos arredores da escola!", porque o foco são as emoções delas, o modo que cada uma delas encara aquela situação, o modo que elas desviam a atenção da realidade à volta delas para tentar amenizar um pouco o medo e a incerteza. Yuki pode parecer irritante no começo e você começa a se perguntar "mas por quê as outras estão mantendo ela desse modo?", depois você compreende que elas não mantém Yuki com aquela ilusão de que nada nunca aconteceu somente pelo bem dela, mas também porque elas precisam da Yuki agindo como se o mundo fosse um lugar normal para elas mesmas não enlouquecerem.
E o traçado é fofo ( •̀ω•́ )


Vamos falar um pouco sobre as personagens dessa história:

Yuki Takeya:
É a personagem principal da história, ela sofre de um tipo de estresse pós traumático após um "apocalipse zumbi" ocorrer bem diante de seus olhos, ela então entra em uma espécie de estado de negação e passa à enxergar tudo à sua volta como se nunca nada tivesse acontecido. Ela é a personagem, por mais incrível que pareça, mais centrada de todas, justamente por ela estar vivendo alheia ao mundo à sua volta ela consegue enxergar tudo com otimismo, sorrindo e brincando, o que leva às outras a não se sentirem completamente perdidas e sem esperanças. Ela é infantil e também muito ativa.



Kurumi Ebisuzawa:
É a personagem mais "turrona" da turma, é ela quem garante a segurança de todas dentro da escola cercada por zumbis, de tipo atlético ela faz a checagem das barreiras que elas criaram entre elas e "eles", e também sempre que pode "elimina" alguns para evitar que cheguem muito perto. Ela tem uma personalidade muito forte, mas no fundo está extremamente confusa sobre o modo que o mundo ficou, e tenta desesperadamente não pensar que pode ser que alguma consciência tenha restado neles, porque senão, como ela poderia enfrentá-los, ou matá-los?



Yuri Wakasa:
É a presidente do clube e quem mantêm as coisas em ordem, fazendo contagem de suprimentos e sempre averiguando se precisam de alguma coisa. Foi quem sugeriu a criação do clube para manter todas juntas e tendo algum objetivo após tudo mudar. Ela é extremamente responsável e por isso ela acaba tendo uma visão melhor de que o mundo não é mais o mesmo e que elas não tem um futuro pela frente. Justamente por isso ela sofre por todas.



Miki Naoki:
Ela não começou no clube com as outras, quando tudo aconteceu ela estava no shopping com sua amiga Kei, ambas ficaram presas lá e só restaram elas em uma salinha minúscula. Kei ficou inconformada de ter que ficar lá e acabou saindo, deixando Miki sozinha, um dia Yuki inventa do clube fazer uma excursão, como precisavam de suprimentos todas acabam indo até o shopping, Miki ao perceber que tinham mais pessoas vivas consegue se juntar à elas. Miki demora muito para entender Yuki e seu jeito inocente, e principalmente porque as outras mantêm ela presa na ilusão.




Megumi Sakura:
É a professora delas, e orientadora do clube criado para sobreviverem, extremamente gentil e inocente, coloca as meninas como sua prioridade não importando as condições ou a situação na qual se encontre.






Diferenças entre o mangá e o anime:

O traçado em ambos é similar, mas a história muda muito de um para o outro.
No mangá temos Taruomaru, o cachorrinho, o qual Miki nunca chega à conhecer, pois quando ela se junta ao clube Taruomaru já tinha há muito se tornado um zumbi, tanto que aconselham à ela não mencionar cachorros perto de Yuki, pois ele tinha sido levado até lá por ela.
Já no anime Taruomaru estava no shopping e Kei adota ele quando todos morrem, incluindo sua dona, uma senhora de idade, depois que Kei parte ele fica com Miki, e durante todos os episódios ele estará presente no clube.
Outra diferença grande de um para o outro é a ordem cronológica, enquanto no começo do mangá, Miki ainda não tinha sido resgatada, no anime ela já está no clube, e eventualmente no meio da temporada explica como ela chegou lá.
Outras diferenças, mostra no anime os alunos virando zumbis, enquanto no mangá, não, a professora Sakura também tem uma cena no anime que não ocorre no mangá enquanto uma outra cena importante que ela possui no mangá não ocorre no anime.
No mangá o que causa elas terem que sair correndo da escola eventualmente, foi a queda de um helicóptero, que ao cair provoca um grande incêndio, enquanto no anime foram os zumbis que fizeram com que os geradores de energia pegassem fogo.


Então fica aqui a minha recomendação! Em alguns momentos este anime/mangá pode ser até meio entediante, justamente pelo foco dele ficar no cotidiano das meninas, mas ao mesmo tempo ele é fofo, e triste, e sim, ele possui algumas cenas com mais ação envolvendo os zumbis, então vale muito à pena conferir!






Links:

Anime com legendas em português:

http://www.superanimes.com/gakkou-gurashi/episodio-1


Mangá em inglês:

http://mangafox.me/manga/gakkou_gurashi/

Mangá em português (mais incompleto em relação ao inglês):

http://yesmangas.com/manga/gakkou-gurashi

2 comentários:

  1. Recomenda alguma idade p assistir? Tenho 12 anos e me interessei em assistir anime ( vai ser o primeiro q eu provavelmente assistirei ) ps: seu blog é super legal :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :)
      O Gakkou Gurashi é mais pesadinho para ser uma primeira experiência no mundo dos animes, a história é tensa, enquanto ao mesmo tempo é triste e engraçada, uma verdadeira mistura de sentimentos, acho que um bom anime para começar e ser o primeiro anime da vida seria o Lovely Complex, para você não se assustar tanto com o universo dos animes ;)
      Lovely Complex é romance e comédia, eu ri horrores assistindo esse anime ♥
      Mas caso queira começar direto com o Gakkou Gurashi a história é muito boa, mas ainda não está finalizada.
      E awn obrigada, que bom ler isso *-*

      Link para assistir ao Lovely Complex:
      http://anitubebr.xpg.uol.com.br/categories/703/Lovely-Complex

      Excluir