sábado, 19 de dezembro de 2015

Mangá - Vitamin



Olá Pessoas! Sumi de novo, mas estou trabalhando bastante e numa correria só, mas nesse meio tempo por acaso encontrei um mangá volume único na banca de jornal, o qual me chamou muito a atenção pelo enredo e comprei na mesma hora, hoje vou falar para vocês sobre o mangá Vitamin!


Mangá Vitamin:
Autora: Keiko Suenobu
Gênero: Shoujo, Drama, Slice of Life, Tragédia
Editora: JBC
Volumes: Único
Faixa etária: +18
Preço: 14,90




Enredo:

Sawako é uma estudante de 15 anos de idade, cercada de amigos e com um namorado lindo ela não poderia querer mais nada da vida e está curtindo a adolescência como muitos sonham, isto é, o que ela pensava. Um dia após muita insistência de seu namorado ela acaba tendo relações com ele dentro de uma sala de aula vazia, porém é flagrada por um colega de sala e este colega então espalha fofocas e rumores sobre o que viu e sua vida se torna um inferno na Terra, todos os seus amigos? Se tornam seus inimigos, ela então começa a sofrer bullying físico, psicológico e emocional de todos aqueles em quem ela confiava, e terá que ter muita força de vontade para superar tudo isso, será que ela encontrará a vitamina necessária para passar por isso?

Fim da sinopse!



Minha opinião sobre esse mangá:

Não é para qualquer um.
A própria faixa indicativa de idade denuncia isso, +18, isso porque o tema em si é muito pesado, este mangá traz em detalhes o que uma pessoa que sofre bullying sente em seu físico e psicológico e os tipos de bullying mais cruéis que alguém pode passar. Ele é extremamente realista, é um mangá que traz exatamente o tipo de realidade que alguém que já sofreu bullying passa.
Ele te dá um choque, de como as coisas podem estar indo super bem, e por causa de um boato, uma fofoca infundada tudo pode desmoronar à sua volta e você perder o apoio inclusive daqueles que lhe eram importantes.
Gostei muito do fato de a autora ter explorado a família da personagem, o modo que a família reagiu ao bullying, o modo que a família ficou perdida sobre como ajudar a protagonista à passar pelas dores, pois é assim mesmo que acontece. Em especial a mãe dela sofre muito por não saber como apoiá-la. Após muito custo ela consegue descobrir o melhor modo de ajudá-la e é de fundamental ajuda para ela no final. Na realidade quem sofre bullying procura justamente na família o porto seguro para fugir da dor, gostei muito disso, foi super fiel ao mundo real e não fantasioso como em alguns mangás nos quais surge um personagem do além (geralmente masculino) para salvar o dia.
Outro ponto que gostaria de ressaltar é o fato de que a protagonista sofre calada, evita expor seus problemas ao máximo até que ela finalmente "explode" e o eu dela interior se quebra, então ela passa por todo o processo de tentar se curar, até se reencontrar e se aceitar do modo que é, e a partir deste momento que ela encontra a "vitamina" que faltava para ela enfrentar a destruição causada pelo bullying e enfrentar seus agressores.
Mais um ponto importante, o descaso da escola, o professor dela logo percebe a situação que está se desenrolando na sala de aula, mas não lhe dá o mínimo apoio necessário, infelizmente isto é o que mais ocorre, geralmente as escolas se abstém de ajudar as vítimas, ou para não se indisporem com os pais dos alunos agressores ou colocam "panos quentes" por cima para a escola não ficar mal afamada.
Outra coisa que não pude deixar de notar, a protagonista está em um relacionamento abusivo, deixando claro que ela não queria ter relações e mesmo assim o namorado a forçando, para quem não entende isso é estupro, ela inclusive demonstra que sente dor e o namorado fica pedindo sempre desculpas e dizendo que irá sempre protegê-la manipulando-a emocionalmente diversas vezes, e quando a casa cai ele foi o primeiro a pular fora deixando-a sozinha para enfrentar as acusações inclusive de que ela estaria com outro garoto na sala de aula e não com ele, tornando-o assim uma "vítima" de traição, um excelente exemplo da sociedade machista que sempre joga a culpa na mulher.
E eu adorei o fato de que ela dá a volta por cima e consegue colocar os agressores no lugar deles no final, pois infelizmente para a grande maioria das pessoas que passaram pelo bullying isso não acontece e é algo pelo qual todos que sofreram bullying sonham, enfrentar os agressores cara à cara e colocá-los em seu devido lugar, este gostinho temos neste mangá.

Sobre a arte:

É uma arte bem simples e não é tão rebuscada, mas tem um traçado delicado e de um modo geral ela consegue transmitir justamente o que queria, os sentimentos de desamparo e terror que a protagonista está sofrendo.

Sobre o mangá:

Ele possui somente 3 capítulos e é um volume único, excelente para aqueles que assim como eu detestam mangás que se estendem demais e tem mais de 20 edições por exemplo (é dureza ser pobre e preguiçosa), mas pelo tipo de tema acho que poderia ter tido até uma segunda edição e explorado ainda mais os sentimentos conflituantes nos quais ela se encontrou.


Se eu recomendo este mangá? Com certeza! Ele não é bonitinho, ele não é tranquilo, mas desperta aquele sentimento de como o mundo é injusto e de que queremos fazer a diferença, pois bem, a diferença nós fazemos hoje e agora, podemos educar as crianças de hoje sobre o quão errado é o bullying e ficar atentos aqueles que estão sofrendo calados. Quem sofre bullying só quer algum amparo e saber que não é o errado e que o mundo é sim lugar para eles também ♥



Imagens do mangá:









Não colocarei links para leitura online porque li ele no físico, ele acabou de ser lançado nas bancas pela editora JBC, vale muito à pena a leitura e por ser uma edição única não tem a preocupação de ter que comprar a sequência ;)



3 comentários:

  1. Onde eu leio/encontro ele!?
    Me interessei pacas por ele >w<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem na editora JBC, acho que pode ser encontrado em sites pra venda ainda :)
      Não é um mangá caro e é uma edição única, é muito boa a leitura, vale à pena :)

      Excluir
    2. Achei ele na Amazon :)
      https://www.amazon.com.br/Vitamin-1-Keiko-Suenobu/dp/8545701063/?tag=jbsi-20

      Excluir